Defina seu propósito pessoal

Comece pelo seu propósito pessoal, pela sua visão de mundo. Comece pelo “por que”. Por muito tempo me senti perdido, desmotivado, com um vazio existencial. Tentava preencher o vazio procurando sempre o que fazer. Mudava de profissão, tentava algo novo, fazia cursos, me envolvia em outros grupos sociais. Estava tentando constantemente saber o que fazer.

Definido o que iria fazer, mergulhava no como fazer. Onde trabalhar, quais os melhores recursos, técnicas, ferramentas, meios. Uma motivação momentânea me preenchia e depois passava, esvaziava. Novamente o sentimento de vazio e frustração imperava. Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

Percebi que o caminho consciente que minha mente me levava era, descubra primeiro o que fazer, depois como fazer e assim você vai achar o porque esta fazendo, vai achar um propósito, um objetivo. Mas esse caminho só levava a estradas sem saídas. Por muito tempo trilhei esta caminhada sem sucesso, colhendo frustrações. E tudo isso acontecia porque não tinha coragem de definir um propósito, achava que esta definição deveria ser dada pela vida, pelo destino ou por alguma divindade. Achava que iria encontrar este propósito me concentrando em procurar o que fazer.

Foi então que decidi definir um propósito meu, só meu. Quem deveria escrever minha visão de mundo, minha missão era somente eu e mais ninguém. Decidi me tornar proativo em relação ao meu destino. Determinei que iria começar portanto pelo porque. Por que eu estou aqui? Qual meu propósito? Por que quero trabalhar? Por que quero ser útil? E ai então procurar o como fazer, e o que fazer. Inverti o processo. Não mais o que fazer, como fazer. Mas sim por que? Como? O que?.

Nasceu a motivação, brotou a felicidade, cresceu a fé, apareceu a convicção. Percebi que os grandes líderes, as grandes personalidades, os grandes profissionais, os apaixonados tem um visão clara do seu porque. Para eles toda a vida deriva do seu propósito e não ao contrário. Hoje minha vida esta alinhada com meu propósito pessoal, tomei as rédeas do meu destino. Agora sei que caminho tomar, porque sei onde quero chegar.

Se você ainda não tem claro seu propósito, defina-o agora. Deve ser um propósito positivo. Deve ser um propósito em SER e não TER. Não vale, por exemplo: Eu sou escritor porque quero comprar um carro. Tem que ser algo que seja uma visão de mundo, um propósito maior que está além de você. Algo do tipo: Eu sou escritor porque quero que as pessoas possam aumentar seu autoconhecimento através dos meus textos, para que eles possam refletir, melhorar e evoluir. Que meus textos sejam uma fagulha de luz na escuridão.

Ângelo Anunziato

Um comentário em “Defina seu propósito pessoal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s