Proativo ou reativo: a liberdade de escolha.

Seja livre para escolher.

Ser proativo dentro das organizações ou na própria vida virou competência de pessoas eficazes e lideres. Tomar a iniciativa, empreender, tomar decisões são características de proatividade. Mas gostaria de comentar sobre SER proativo ou reativo como uma resposta interna para as situações da vida. Como reagimos diante de fatos e situações. O autor Stephen R.Covey. no livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes aborda este assunto como principio básico para a mudança de comportamento.

Atitudes reativas são quando reagimos às situações com sentimentos, humores e pensamentos internos. Quando reagimos quase inconscientes aos fatos. Ficamos irritados frente a situações que não acontecem de acordo com nosso planejamento. Perdemos o humor de acordo com o clima do ambiente. Frustamos e nos fazemos de vítimas frente a dificuldades, paralisamos para tomar decisões quando somos pressionados. Portanto perdemos nossa capacidade de analisar a situação e agimos sem pensar. Pessoas reativas se sentem bem quando tudo ao redor está em harmonia pois são extremamente afetadas pelos estímulos do ambiente.

Atitudes proativas são quando respondemos as situações com base em valores e princípios. Escolhemos conscientemente como queremos agir. Nosso comportamento é fruto de nossa capacidade da análise e reação e não mais de nossos sentimentos e humores. Frente as dificuldades analisamos as melhores opções e assumimos a responsabilidade pela nossas escolhas. Procuramos compreender antes de ser compreendido. As pessoas proativas criam o clima necessário para alcançarem seus objetivos. Faça chuva ou faça sol, elas se mantém firmes e alinhadas com seus valores. Não se fazem de vítimas e nem reclamam das circunstâncias pois utilizam seus recursos para criar novas oportunidades.

As atitudes reativas são levadas pelos sentimentos, circunstâncias, condições e ambientes.

As atitudes proativas são guiadas por seus valores, cuidadosamente pensados, selecionados e interiorizados.

Muitas vezes somos reativos porque não temos estratégias para agir de outra maneira. Por isso no próximo texto falarei sobre como o processo de coaching pode nos ajudar a criar estratégias e nos tornarmos pessoas proativas.

Ângelo Anunziato

        

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s