Você quer ser poderoso? Finja que é poderoso.

Nossa mente afeta nosso corpo. Mas o inverso também é verdade. O que fazemos com nosso corpo afeta nossa mente. Podemos mudar nosso estado emocional simplesmente mudando nossa fisiologia. Repare como você esta posicionado agora, sua respiração, sua expressão facial, sua postura e seus gestos. Com certeza estão alinhados com seu estado emocional atual. Você já percebeu a fisiologia das pessoas com depressão? Ombros caídos, respiração fraca e superficial, olhos voltados para baixo, voz embargada e baixa. A fisiologia totalmente alinhada com o estado emocional. Já uma pessoa motivada excitada tem uma postura totalmente diferente.

Adotando uma fisiologia vital, poderosa, excitada automaticamente seu estado emocional se alinhará com sua postura. Ajustando a respiração, o tom de voz a postura, tudo mudará. Ficando ereto, cabeça erguida, olhos para cima e respiração profunda você estará se alinhando com uma postura de poder. Você começará a se alinhar com seus recursos poderosos, determinação, coragem e entusiasmo. Tente lembrar um ou vários momentos que você passou na sua vida onde estava cheio de recursos e confiante. Como era sua fisiologia? Tente repetir esta postura e respiração e conseguirá o mesmo estado emocional. Podemos fazer isso com as pessoas que são poderosas e que admiramos. Repetindo suas fisiologia (tom de voz, postura, gestos e respiração) entraremos no mesmo estado poderosos destas personalidades.

Na palestra de Amy Cuddy para o TED, ela sugere que se fizemos a posição de super heróis por 2 minutos, teremos uma mudança não só em nosso estado emocional mas também em nossos níveis de hormônios, testosterona e cortisol. Os níveis de testosterona aumentaram e o de cortisol baixaram em pessoas que se mantiveram na postura do super herói por 2 minutos, atingindo um estado de confiança, determinação, liderança e relaxamento.

A postura do super herói é esta: mãos na cintura, cotovelos abertos, ombros relaxados, peito estufado, cabeça erguida e pernas ligeiramente afastadas. Mantenha esta posição por 2 minutos e sinta os efeitos. Agora você está pronto para salvar o mundo.

Ângelo Anunziato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s