Como ativar meus recursos internos

Faça uma breve análise da sua vida. Onde você tem um alto desempenho? Onde você sente cheio de recursos? Onde você se sente completo, poderoso? Seria no campo profissional, pessoal ou social? Teria algum lugar específico? Trabalho, casa, ONG, universidade, grupo de estudo? Você consegue ver que neste lugar você se transforma, que você se sente motivado, entusiasmado? Quais são as emoções que você sente quando esta nesta posição? Motivação, coragem, influenciador, determinado, decisivo, criativo?

Estas perguntas foram feitas para você visualizar seus recursos internos. Todos aqueles recursos que você se conecta quando atinge sua alta performance. Quando você está de posse destes recursos seus resultados são os melhores. Pense agora onde você se sente frustrado, desmotivado. Onde seus resultados não são os melhores. Pode ser algum relacionamento, ou no trabalho, ou no lar, ou nos estudos. Com certeza nestes campos seus recursos estão escassos, você não sabe como agir, se sente travado, perdido, frustado.

Na vida, geralmente, o que determina nosso sucesso ou fracasso em alguma área, está bastante relacionado aos recursos internos que colocamos na tarefa. Quando estamos de posse destes recursos nossos resultados são potencializados. E para melhorar nossa performance em áreas que ainda não desempenhamos tão bem, basta utilizar destes recursos. Uma ferramenta que podemos utilizar é a Ancoragem. Podemos criar ancoras para acessar rapidamente nossos recursos internos. Pense em um jogador de futebol, quando ele vai entrar em campo faz o sinal da cruz. Ele criou uma âncora. Naquele momento, ao fazer o sinal, ele está se conectando com seus recursos internos. Sintonizando suas habilidades, pedindo proteção, se focando em marcar o gol, etc. Imagine um palestrante, antes de entrar no palco e enfrentar a multidão. Ele precisa se conectar a estados que já sentiu em outras apresentações, de motivação, de confiança, de coragem. Toda vez antes de entrar no palco ele pula 3 vezes. Depois de pular todos aqueles sentimentos necessários para realizar sua tarefa aparecem imediatamente. Isso é ancoragem. Pode ser uma musica, um gesto, uma palavra, uma frase, uma imagem.

Para os trabalhos onde você se sente motivado, com certeza você tem uma âncora. Pode ser inconsciente, mas tem. O que traz os sentimentos bons ao fazer aquela tarefa especifica?  O que você pensa, ouve ou diz antes de começar? Como coloca sua fisiologia, seu corpo, seus gestos? Sabendo disso, trazendo isso para a consciência, você pode utilizar desta ferramenta também nas tarefas e nos momentos que você ainda não tem um alto desempenho. No seu relacionamento, trabalho, estudo ou seja lá o que for. Crie novas ancoras que você precisar para ter bons resultados. Ouça uma música que te motive, uma frase que te inspire, um gesto que te transforme. Encha-se de recursos que os resultados serão os melhores.

Ângelo Anunziato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s